Contador de visitas

2 de set. de 2010

Horta Escolar

Este ano a escola organizou a horta escolar com as turmas da Profª Leila (ciências) e o Pelotão Ecológico Profª Janette.

Nossa Horta.

Profª responsável: Leila
Turma:

JUSTIFICATIVA :

A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ROSA MARIA BEREZOSKI DEMARCHI, esta colonizada no bairro JARDIM PARAISO, na cidade de JOINVILLE e apresenta grande parte da população de classe media baixa. Parcela desta população estuda nessa escola.
Os alunos do 8 ano B, perceberam o quanto seria importante a implantação de uma horta na escola, para a composição da merenda escolar bem como para o aprendizado da disciplina de ciências, no conteúdo de nutrição. Por esta razão a partir do mês de abril deu inicio ao projeto Horta Orgânica.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL :

.ELABORAR uma horta orgânica na escola.

OBJETIVOS ESPECIFICOS :

- Cultivas produtos orgânicos;
- Incentivar o consumo de verduras;
- Abastecer a cozinha para composição da merenda;
- Estimular os alunos a cultivar produtos orgânicos em seus lares;
- Escolher as hortaliças para iniciar a plantação;
- Plantar as mudas das hortaliças;
- Praticar a compostagem;

METODOLOGIA

Para preparar a terra será utilizado o cal virgem e adubo orgânico. Sobre os canteiros já construídos, estes produtos serão misturados a terra para torna-lo fértil para a plantação.
A escolha das hortaliças será feita mediante pesquisa, de acordo com o calendário de plantio. Após a preparação da terra será estabelecido um período para evitar a queima das hortaliças. As mudas são distribuídas a cada 50 cm.
Serão feitas covas rasas para o deposito das mudas.
Para o plantio das mudas na horta serão utilizados materiais de jardim com pás, inchadas e rastelo. Atrás dos canteiros será feita uma cova para a pratica da compostagem, onde será colocada o resto de folhas da cozinha.
A sala e dividida em fileiras. Casa fileira será responsável por 1 canteiro. Uma delas será responsável pela compostagem.
Uma vez por semana todos os alunos irão ate a horta apara avaliar o progresso do crescimento das mudas e para a pratica da compostagem. O composto será aplicado no cultivo das hortaliças e será verificado o período necessário para a formação do mesmo.

RESULTADOS :

O projeto foi iniciado no dia 14 de abril de 2010, quando os alunos junto com a professora resolveram assumir quatro canteiros da horta localizada ao lado















A horta esta cada vez mais bonita parabéns alunos e professora pela dedicação.

Nenhum comentário: