Contador de visitas

4 de jul. de 2011

Homenagem para todos os pais



"Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar".
Bertrand Russell

A origem do Dia dos Pais
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e europeia. 
Fonte: http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto034.shtml - acesso dia 11/08/2011 
 


No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

 
O que é ser "Estudante"?

Será estudante apenas aquele que estuda e porventura tem avidez de conhecimento, de sabedoria?
Querer saber não é atributo da criança e do jovem, como do adulto que jovem continua a ser?
Deste pensar, será estudante quem mantiver o desejo de saber e com o saber o espírito de juventude!
E ser jovem, o que é?
Não é ser idealista e também acreditar em efêmeras ilusões?
E nessas efêmeras ilusões (ficções ou miragens), não estão os "seus amores", porventura de breve duração, "como as rosas de um dia", "perfume de sonho que se sonhou"?
Assim pensando, em dada canção dedicada aos estudantes, que o mesmo é dizer, aos jovens que o sejam, está dito:
"Quero ficar sempre estudante para eternizar a ilusão de um instante..."
A pretender-se guardar no sacrário do nosso ser, esses ideais e sonhos de amor, perdurados pelo tempo fora com espírito jovem - porque o espírito não tendo corpo não envelhece!
 Autor: Prof. Dr. Aureliano da Fonseca
 
Atividades na escola

Em nossa Unidade Escolar os alunos puderam participar de várias atividades como: atividades esportivas, oficina de kung fu, pintura de rosto, maquilagem, karaokê, jogos, xadrez, decoração de caderno escolar. Foi um dia muito festivo e agradavel.  A escola agradece a todos os funcionários pela participação e empenho.

Veja momentos abaixo:







Divulgação - Plataforma Freire

Estão abertas as pré-inscrições na Plataforma Freire a partir do dia 03/08 conforme Calendário disponível na Plataforma.

Calendário de Pré-inscrição de Formação Inicial para o 1º Semestre de 2012:


Cronograma:

03/08/2011 a 10/09/2011 - Período de Pré-inscrição na Plataforma Freire


11/09/2011 a 08/10/2011 - Período de validação das inscrições pela Secretarias de Educação estaduais e municipais


09/10/2011 a 12/12/2011 - Período de seleção dos alunos pela IES


13/12/2011 a 31/12/2012 - Período de matricula e inclusão dos matriculados na Plataforma Freire


Critérios para a pré inscrição continuam os mesmos, ou seja, ser professor atuando na rede pública e estar cadastrado o EDUCACENSO.

Acesso: http://freire.mec.gov.br/index-static



Festa Julina no Rosa

A festa na escola foi prestigiada pelos alunos, professores e comunidade. Teve dança caipira, pinhão, cachorro-quente, bolo e muita diversão. Agradecemos a todos que prestigiaram e participaram de mais este evento na nossa Unidade Escolar.
Veja momentos abaixo:



Entrega da Bicicleta 
Quem ganhou: Sra. Edineia
Quem retirou a prêmio foi seu marido.

Lado esquerdo Profº José Adelir (Auxiliar de Direção)
Lado direito esposo da Sra. Edinéia sorteada na ação entre amigos



Palestra: Planejamento Familiar




Palestra: Saúde Bucal

Palestrantes: alunos do 3º ano do curso de Odontologia do PET - Saúde.
Professora: Helena Paiano (Orientadora e Supervisora)

Turmas: 7º anos A e C
Objetivo: Melhorar na qualidade da saúde bucal dos escolares com informações e educação em Saúde Bucal.
Melhorar a alimentação dos escolares passando informações sobre como se alimentar de maneira adequada.

Descrição: O que é a doença cárie, a doença periodontal. Como se cuidar e não adoecer. Técnica de escovação adequada. Informação sobre o tipo de escova, creme dental. Alimentação saudável, exercícios físicos. Considerações gerais sobre saúde geral.

Resultados: O que se espera é a melhora da auto estima dos alunos e melhora da saúde bucal.

2 comentários:

E. M. Profª Rosa Mª Berezoski Demarchi - Colaboradores do blog disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
E. M. Profª Rosa Mª Berezoski Demarchi - Colaboradores do blog disse...

Agradeço a todos que participaram da Festa Julina. O nosso sucesso só foi possível porque houve a colaboração de todos da Equipe Rosa Berezoski! Abraços!

Luciana Xavier de Souza
Supervisora Escolar